LEITORES DO BEM DE KARMA!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, SABENDO TUDO DO MUNDO ESPIRITUAL!.

PARA SUA MEDITAÇÃO!

CURTIR BEM DE KARMA NO FACEBOOK!

BEM DE KARMA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

terça-feira, 14 de julho de 2015

O DÍZIMO É UM MANDAMENTO CRISTÃO???

Provavelmente a maioria dos Cristãos, assim como eu, foram ensinados nas igrejas que o dizimo é uma lei para os cristãos, ou seja um mandamento de Deus para as igrejas. Em algumas igrejas não ensinam apenas isso, vão mais além ainda, dizem que para o devorador (Suposto diabo) ser expulso de sua vida você tem que ser fiel nos dízimos e ofertas, para você ser próspero você precisa dizimar e ainda tem alguns que dizem que quem não dizima está cometendo um pecado e não herdará a vida eterna enquanto não se arrepender e começar a ser fiel nos dízimos. Eu confesso que já acreditei em muitos desses ensinamentos, mais agora, após estudo e meditação na palavra acredito que ensinar isso aos cristãos é um absurdo, é enganação.

Muitos tem tanta convicção que o dizimo é um mandamento do Senhor que acreditam que quem anuncia o contrário são falsos profetas, e por isso destaco mais uma vez a grande importância de estudar e meditar profundamente na palavra do Senhor.

E antes de tudo esclareço que eu não sou contra o ato de dizimar! Se alguém faz isso por gratidão, entregando por amor e generosidade e não por interesses e obrigação, que benção, que continue entregando seu dizimo sempre, até porque cada um deve utiliza seus rendimentos como bem entender! Entretanto sou contra os que dizem que dizimo é um dever dos Cristãos e impõe medo em outras pessoas argumentando que o "devorador" vai sobre a vida daquela pessoa caso ela não dizime.

Na igreja de atos eles não dizimavam, mais ofertavam até mais que a porcentagem de dizimo e era de todo o coração, ofertavam com amor, sem pensar que mais tarde poderiam precisar daquela oferta, sem imaginar para o que poderiam utilizar aquela oferta. Se for para entregar ofertas e dízimos por achar que é uma obrigação, é melhor que não entregue, pois isso sim seria um pecado, estaria entregando por medo, interesse, etc!


O dizimo é bíblico sim, porem, não é Cristão. Jesus Cristo não o afirmou. Não há registro de Cristãos dizimando na igreja primitiva, ou seja na igreja de atos dos apóstolos que foi a igreja que Jesus nos deixou como um exemplo de como deveria ser a igreja de Cristo. Nela os Cristãos ofertavam, repartiam entre si os seus bens, nada faltava para nenhum deles devido a união e o amor que existia e não por pagamento de dízimos.

Para começar vamos entender o que é o dizimo, certo?!

Dizimo significa décima parte.

No antigo testamento, a Bíblia diz que o dizimo deveria ser entregue para os levitas, eram dez por cento das colheitas dos grãos, dos frutos das árvores e da procriação de animais que nasciam no campo em um determinado período. Ou seja, o dízimo era alimento destinado a suprir as necessidades dos levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida.

No novo testamento há referências sobre o dizimo em Mateus 23:23; Lucas 11:42; Hebreus 7:1-10; Lucas 18:11-12, mais estas referências não dizem nada a respeito do dizimo como uma lei Cristã, em todos eles fala sobre a lei que foi dada aos Israelitas para que estes não se esquecessem dos Levitas que não tinham parte na herança, mais adiante falarei sobre estes versículos. Se fosse uma lei Cristã haveria algum registro sobre o ato de dizimar na igreja primitiva.

E atualmente, o dizimo é 10 % dos rendimentos de cada membro da igreja que deve ser entregue para esta mensalmente.

A origem do dizimo e do salário do clero

Cipriano (220-258 d.C), chamado atualmente como São Cipriano nas igrejas católicas, foi o primeiro escritor cristão a mencionar a pratica de sustentar financeiramente o Clero. Ele argumentava que da mesma forma como os levitas foram sustentados pelo dizimo, assim também o cristão deveria ser sustentado pelo dizimo. Mas isso representa um pensamento equivocado. Hoje o sistema levítico está eliminado. Agora, somos todos sacerdotes do Senhor. O pedido de Cipriano foi bem incomum naquele tempo, tanto que não foi apoiado nem divulgado pelo povo cristão naquele momento, mas apenas muito tempo depois. Foi apenas no século IV, (300 d.C) que alguns cristãos começaram a defender o dizimo como pratica cristã para sustentar o clero da igreja. Mas isso não chegou a ser comum entre os cristãos até o século VIII!
Na Europa Ocidental exigir o dizimo da produção de alguém era cobrar o aluguel da terra que lhe era dada em arrendamento.

Pelo século XVIII, o dízimo chegou a ser um requisito legal em muitas áreas da Europa Ocidental.
Vemos então que antes do século VIII o dizimo era um ato de oferta voluntária, mas pelo fim do século X ele passou a ser uma exigência legal para sustentar a igreja estatal, exigida pelo clero e colocada em vigor pelas autoridades seculares.

Felizmente, a maioria das igrejas modernas abandonaram a pratica do dizimo como uma exigência legal, entretanto na maioria delas você será excluído ou não poderá ocupar posições importantes do ministério.
Quanto aos salários do clero, os ministros não receberam salários durante os primeiros três séculos. Mas quando Constantino entrou em cena ele instituiu a pratica de pagar um salário fixo ao clero dos fundos eclesiásticos e das tesourarias municipais e imperiais.


O ato de pagar um salário ao pastor obriga-o a ser complacente com as pessoas, torna-o escravo delas, pois o "vale-refeição" dele estará garantido na medida que ele se faz simpático com à congregação, assim ele nunca estará a vontade para expressar-se livremente sem temer perder uns fortes dizimistas. Esta é a praga do pastor assalariado! Um absurdo isso! Em alguns casos, existe realmente a necessidade de um salário pra pastor, mais isso depende muito da situação, e deve ser feito através de ofertas voluntárias e não de dízimos.
Porque então os pregadores pedem dízimo?

A confusão começa por aí, porque na lei de Moisés, o dízimo nunca foi dinheiro para o cofre da igreja, como eu citei anteriormente, os dízimos aos levitas eram dez por cento das colheitas dos grãos, dos frutos das árvores e da procriação de animais que nasciam no campo em um determinado período, ou seja, o dízimo era alimento destinado a suprir as necessidades dos levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida. Veja:

" 'Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.
Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus. Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor, o seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido. Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, o seu Deus. E nunca se esqueçam dos levitas que vivem em suas cidades, pois eles não possuem propriedade nem herança próprias.' Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em sua própria cidade, para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos." Deuteronômio 14:22-29

Veja bem a profundidade do texto bíblico onde o Senhor evidencia: se o lugar que escolheu o Senhor teu Deus, para levar o seu dízimo, for tão longe que não os possa levar... Ele instrui os Israelitas que moram longe do local escolhido por Deus a vender o dizimo, trocando por prata e quando chegarem no local escolhido pelo Senhor comprar o que a tua alma desejar, para ali fazer habitar o nome do Senhor Deus. Veja bem, se o dízimo fosse dinheiro, o Senhor não iria mandar eles comprarem animais, vinho e alimentos para que se alegrassem na presença dele e no local que ele escolheu!!!

O dízimo na lei de Moisés nunca foi oferecido da forma como está sendo feito, porque o dízimo era destinado para suprir as necessidades dos levitas, mas hoje não há mais entre nós Levitas!

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir." Mateus 5:17

Alguns usam esse versículo para argumentar que a lei do dizimo continua em vigor mesmo no novo testamento. Mais reflita bem, Cristo sempre ensinou que devemos ser obedientes as leis, as autoridades, pagar os impostos que devemos, pagar todas as nossas dividas, etc. Pelo fato dele ser um Judeu ele dava o exemplo aos demais cumprindo a lei de Moisés, porem, devido ele pertencer a tribo de Judá e não a tribo de Levi, ele não recebia nem cobrava dízimos de ninguém! Jesus não havia sido crucificado ainda, não existia a nova aliança, não tínhamos ainda a salvação devido o sacrifício da cruz, portanto a lei devia ser obedecida sim, e as leis dos Israelitas nos ensinam a importância de muitas coisas, uma delas é a obediência. Mais se o dizimo fosse mesmo um mandamento do Senhor, ele teria citado a necessidade do cumprimento desta obrigação na igreja primitiva e nós estaríamos pecando por não obedecer outras leis como a do sábado, que também é uma lei para os israelitas.

Vamos analisar os versículos que falam sobre dizimo do novo testamento:

Mateus 23:23 e Lucas 11:42- "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. 

Os Fariseus seguiam rigorosamente a lei, eles jejuavam, oravam, conheciam as escrituras, entregavam os dízimos aos levitas, porem eram apenas religiosos hipócritas, ensinavam e acusavam os outros por orgulho e soberba, faziam o mal e não o bem. Jesus disse neste versículo que não adiantava nada serem tão fiéis a lei mais não praticarem o bem. Este versículo se encontra no novo testamento, mais fala da lei de Moisés que foi estabelecida para os Israelitas e não para os Cristãos. A mensagem que Jesus nos deixou através deste versículo é sobre um dos maiores problemas atuais nas igrejas de Cristo, a religiosidade. Muitos esquecem o amor e a fé, para defender cegamente seus dogmas e doutrinas!

Hebreus 7:1-10 - "Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa "rei de justiça"; depois, "rei de Salém", que quer dizer "rei de paz". Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.Considerem a grandeza desse homem: até mesmo o patriarca Abraão lhe deu o dízimo dos despojos! A Lei requer dos sacerdotes entre os descendentes de Levi que recebam o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão. Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas. Sem dúvida alguma, o inferior é abençoado pelo superior.No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais; no outro caso, é aquele de quem se declara que vive. Pode-se até dizer que Levi, que recebe os dízimos, entregou-os por meio de Abraão,pois, quando Melquisedeque se encontrou com Abraão, Levi ainda não havia sido gerado."

Veja que quando Abraão entregou o dizimo para Melquisedeque não existiam as tribos de Israel, portanto ainda não havia sido estabelecido a lei do dizimo que deveria ser entregue à tribo de Levi. Então através deste texto muitas igrejas argumentam que os Cristãos devem honrar seus sacerdotes (Segundo eles os pastores, apóstolos, Bispos...) através do dizimo assim como Abraão fez, porem, sabemos que após o sacrifício de Jesus todos nós somos sacerdotes, veja:

"vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:5-9)

Os sacerdotes do Velho Testamento eram escolhidos por Deus; eles não escolhiam a si mesmos; e eram escolhidos para um propósito: servir a Deus com suas vidas oferecendo sacrifícios. O sacerdócio servia como uma alegoria ou “símbolo de algo por vir”, referindo-se ao ministério vindouro de Jesus Cristo... uma representação que não é mais necessária, uma vez que o sacrifício de Jesus Cristo na cruz estava completado. Quando o grosso véu do templo, que cobria a entrada do Santo dos Santos, por Deus foi rasgado em dois no momento da morte de Cristo (Mateus 27:51), Deus estava indicando que o sacerdócio do Velho Testamento não mais se fazia necessário. Agora, as pessoas poderiam vir diretamente a Deus através do grande sumo sacerdote, Jesus Cristo (Hebreus 4:14-16). Não mais há, agora, qualquer mediador terreno entre Deus e o homem, como existia no sacerdócio do Velho Testamento (I Timóteo 2:5).
Vemos então que mesmo antes do sacerdócio levítico, já havia um sacerdócio válido que era o de Melquisedeque, e Paulo compara com os dias de hoje, que após o sacerdócio levítico, há um novo sacerdócio estabelecido, que é o de Jesus, hoje ele é o nosso sumo sacerdote... 

A questão do dízimo, ter vindo desde Melquisedeque não quer dizer que o sacerdócio de Jesus também teria que vim com o dízimo, pois se fosse assim, era para nós termos visto no livros de atos quando a igreja primitiva estava atuando. A questão de Melquisedeque, era também uma preparação para o sacerdócio levítico e também um exemplo de que Deus pode levantar sacerdote de onde ele quiser e bem entender! Pois o sacerdócio levítico foi necessariamente um período em que havia uma aliança estabelecida com o povo de Israel, após o sacrifício de Jesus entramos debaixo de uma nova aliança, um novo sacerdócio, e esse sacerdócio hoje é conhecido como graça, pois alcançou tanto Judeus como Gentios.

Atualmente não precisamos mais levar holocaustos e nem sacrifícios a Deus por um sacerdote aqui na terra, pois o nosso sacerdote que é Jesus completou o serviço, estamos debaixo de sua graça e vivemos por fé, e não por obras. Então quebra-se todo argumento em relação ao dízimo, guardar o sábado, ter que pagar penitências, voto de pobreza, sacrifício de animais ou até sacrifícios pessoais (como subir a escadaria do cristo redentor de joelhos, etc.) hoje isso não é mais preciso!!!

Analisando bem a palavra de Deus, vemos que Melquisedeque foi mencionado como uma simbologia de Cristo. Ele era um rei-sacerdote, e Cristo é também. Além disso, Melquisedeque era rei de Salem, que quer dizer “rei de paz”; Jesus é nosso Rei de Paz, Príncipe da Paz. O nome “Melquisedeque” significa “Rei de Justiça” que certamente podemos dizer de Cristo. Então, no seu nome e seus ministérios, Melquisedeque é um retrato de Cristo.

Ele também retrata Cristo na sua origem pois a Bíblia não menciona seu nascimento ou sua morte. Isso não quer dizer que este não tinha pais, ou que ele nunca morreu. Simplesmente significa que o Velho Testamento estava dando pistas da vinda de Cristo através deste assunto. Assim Melquisedeque (como Cristo) não teve “princípios de dias nem fim de vida” . Seu sacerdócio é eternal! Seu sacerdócio não dependia da descendência natural, enquanto o sacerdote da ordem de Arão precisava defender seu sacerdócio pelo registro da sua família. Cada sumo sacerdote que descendeu de Arão morreu, mas Cristo, como Melquisedeque “tem um sacerdócio perpétuo”.

Lembrando que Deus prometeu que Abraão teria uma descendência numerosa como os grãos de areia do mar, pois é, essa descendência são todos aqueles que foram salvos através do sacrifício de Jesus Cristo e tomaram posse de sua salvação, somos todos nós, sacerdotes de Cristo!

Lucas 18:11-12 - "O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."Neste caso, o Senhor da o exemplo de um homem soberbo e orgulhoso, exaltando suas qualidades, ele cumpria toda a lei, inclusive a do dizimo, e achava que por isso tinha mais valor do que o publicando que estava ao lado clamando pelo perdão de Deus e confessando seus pecados. Algumas igrejas dizem que a vida da pessoa não prospera caso não seja fiel nos dízimos, mais neste caso quem agradou mais a Deus??? Quem agradou mais o Senhor foi aquele que não dizimava mais estava pedindo perdão! Além disso nestes versículos também não há nada que mostre que um cristão é obrigado a dizimar.

"Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação." Malaquias 3:7-9

Qual é esta nação que estava roubando o Senhor meus irmãos? Eram todas as nações? Era o Brasil, os Estados Unidos?? Não essa nação era Israel! Esta nação que era escolhida por Deus mais não obedeciam e não guardavam os estatutos do senhor era Israel! Ai o pregador lá da igreja pede pra todo mundo ler apenas Malaquias 3:8 e todo mundo entende que nós estamos roubando o Senhor se não entregarmos o dizimo, porque alem da palavra que o pregador esta ensinando, muitos Cristãos não leem a bíblia e não meditam na palavra, então acreditam no que os pregadores dizem pra elas, que lindo, neh?!! Tem gente que só abre a bíblia quando ta na igreja e olhe lá!

Devorador

Eita, agora sim vou comentar sobre mais uma polêmica, o tão "temido" devorador que as igrejas tanto dizem: "Entregue seu dizimo ou o devorador tomará conta da sua vida!" Isso mesmo amados, já ouvi pregadores dizendo isso!! Agora vamos analisar quem é esse temível devorador:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos." Malaquias 3:10-11

Mas onde fica, de fato a tal Casa do Tesouro? Bom, no contexto daquilo que foi escrito pelo profeta essa Casa do Tesouro consistia em um dos depósitos do Templo de Salomão, onde eram guardados todos os dízimos e ofertas que eram levados até os sacerdotes. Hoje essa casa do tesouro não existe mais, e nem representa a igreja nos dias de hoje, a igreja é um local para adoração e não para guardar tesouros, precisa sim da ajuda dos seus fiéis para continuar funcionando, mais não através de lei de dízimos e sim de ofertas voluntárias. Deus retribuirá? Sim ele retribuirá! 

Mais não pelo fato de ofertar e sim porque Deus jamais abandona um filho seu, jamais abandona um justo, e se nós plantamos gentileza, se plantamos gratidão, se plantamos amor, então colheremos também todas essas coisas!! Mais se o que você deseja é plantar dinheiro meu irmão, acho que a semente pra isso é trabalho, investimento e sabedoria, não Deus, ele não é banco, mais tem benção sim para nós, benção eternas, muito maiores do que dinheiro!!! O Senhor conhece nosso coração e devemos entregar sem esperar nada em troca, pois isso sim é uma oferta de amor! 

Agora preste atenção na ordenança deste versículo como um todo: “para que haja mantimento na minha casa”. Mais um detalhe que ninguém gosta de pregar direito nas instituições religiosas de hoje é esse, que esses dízimos e ofertas eram para que houvesse mantimento na casa. Mas esse mantimento é para quem? No Velho Testamento sabemos que era para a Tribo sacerdotal de Levi, mas no Novo, bem, todos nós passamos a fazer parte dessa tal Tribo sacerdotal (Apocalipse 5:10). E resumindo tudo, volto a dizer, dizimo era uma das leis para os Israelitas!!!

Agora vamos ao mais interessante... quem é esse tal de "Devorador"??? É um demônio?? A resposta é tão simples... não! Medite bem e verá claramente que não! A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Presenciariam falta de paz e colheitas ruins (Deuteronômio 28). Mesmo sabendo das profecias do Senhor contra a desobediência desse povo, eles eram terríveis, sempre voltavam a pecar contra o Senhor, e o Senhor os castigava para que eles abrissem os olhos, essa era a unica forma, mais oh povo teimoso viu, vou te falar!!! 

Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que:
“O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1. 4).

Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura. O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa:

“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”.

Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras.

Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse devorador.

Vimos que, esta história de demônio devorador, é pura imposição de medo colocado sobre as pessoas para que não parem de dizimar, servindo de ameaças em nome de Deus, e é um erro gravíssimo, pois, Jesus deixou claro que temos poder para pisar serpentes e escorpiões, e NENHUM mal nos sucederá!

Já que os pregadores insistem em dizer que só o dízimo que repreende o devorador, então, estão colocando o dinheiro mais poderoso do que o nome de Jesus!

Portanto amados, hoje vemos igrejas e mais igrejas, muitos templos sendo construídos, pastores andando com carros maravilhosos, com suas casas próprias, com seus filhos nas melhores escolas e enquanto isso o povo passa por necessidades, passa por dificuldades financeiras e mesmo assim é obrigado a dar o seu dizimo e isso sabe porque? Porque as pessoas não estudam a palavra de Deus e se deixam ser enganadas... Poucas igrejas ajudam aos necessitados, é triste dizer isso mais é verdade! 

Quer entregar seu dizimo irmão? Entregue!! Mais não desejando algo como recompensa de Deus... Quer entregar sua oferta? Entregue, mais com alegria! Lembra da tão famosa viúva? O pouco que ela entregou era o tudo que tinha, mais ela não entregou porque desejava mais ou algo em troca, ela entregou porque desejava entregar de todo o seu coração. Jesus disse que ela havia entregado mais que os outros, então veja bem, não teve importância nenhuma para Deus a questão de porcentagem e quantidade, mais teve importância a generosidade e a fé!

"Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias.Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". (Marcos 12:41-44)

Quando você participa dos ministérios da igreja, se dedica a obra de Deus, você esta ofertando ao Senhor. Tudo que oferecemos a Deus deve ser com amor, com fé, com alegria, com gratidão... Louve com alegria, dance com alegria, pregue com alegria... isso não é diferente quando se trata de uma doação financeira, ou seja uma oferta. Se for para fazer algo para o Senhor por obrigação, com o coração cheio de amargura, egoismo, avareza, interesse então não faça! Dessa forma Deus não receberá sua oferta...

Na igreja de atos não faltava nada a ninguém, pois eles dividiam tudo o que tinham, o dinheiro que era entregue supria as necessidades da obra de Deus e de todos os Cristãos. Vemos então o que Jesus desejava para igreja de Cristo: fé, união, amor, fidelidade, honestidade... Não há nenhuma menção de entrega de dízimos na igreja primitiva.

"Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam,traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa "encorajador", vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos." Atos 4:32-37

Eles ofertavam e colocavam aos pés dos apóstolos, mais esses não usavam para seus próprios interesses, eles compartilhavam com todos, de acordo com a necessidade de cada um.

Se você costuma dizimar e ofertar e você se sente bem fazendo isso, pois é um ato de fé e de amor por Deus, continue fazendo. Só quero alertar os Cristãos que nós não somos errados por contribuir ou não com a obra de Deus, mais somos errados se ficarmos espalhando mentiras referente a palavra de Deus ou quando entregamos o dizimo por desejar retorno de Deus, por achar que é obrigação, por temer perder o que já possui devido o fato de não ter entregue o dizimo.

O Senhor não vai deixar a obra dele parar por falta de dinheiro! Com certeza muitos ofertarão até mais que o necessário para suprir as necessidades da igreja e isso vai edificar muito mais a fé dos Cristãos pois todos verão o mover grandioso de Deus.

Para ajudar sua igreja acredito que uma boa ideia é você fazer um propósito de entregar todos os meses um determinado valor, fora as ofertas voluntárias, um valor que você possa entregar sem pesar no coração e pode ser menos ou mais que 10%, de acordo com sua fé, com a sua generosidade mais sem desejar algo em troca por isso.

Que a paz do Senhor esteja com todos!!

AUTOR: IGREJA DE CRISTO DESPERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O Bem de Karma descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

ORAÇÃO DA CURA

Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de meu ser.

Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos, micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse no meu corpo, que é templo de Divindade.

Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.

Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o meu corpo. Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da cura perfeita.

Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.

Agradeço-te, óh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.

Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.

Dr. Manoel Dantas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!